quarta-feira, 16 de março de 2011

Sismo do Japão deslocou eixo da Terra


  • Japão nunca tinha visto uma catástrofe natural assim, uma força que veio debaixo da terra. A crosta terrestre é formada por placas tectônicas.
  • As principais ilhas do Japão ficam exatamente sobre o encontro das placas tectônicas da Ásia e do Pacífico. O atrito acontece o tempo todo na crosta terrestre, e causa acúmulo de energia. A liberação dessa força provoca um deslocamento brusco das placas e causa os terremotos
  • O tremor que ocorreu  no Japão teve o impacto de 27 mil bombas atômicas. Como esse terremoto aconteceu dentro do mar, formam-se ondas gigantes.
    Um estudo feito na Itália, e explicado pelo professor do instituto de física de São Carlos, Vanderlei Bagnato  mostrou que o impacto do terremoto, de 8,9 graus, que arrasou o Japão, foi tão grande que deslocou o eixo de rotação da Terra.
    O terremoto provoca um deslocamento de massa no interior da Terra, e muda levemente a distribuição da massa no planeta. Como consequência, muda a posição do eixo imaginário ao redor do qual a Terra gira. Assim, o dia pode ficar mais curto, ou mais longo. Apesar de ser uma variação muito pequena.
    Video explicativo da mudança da posição do eixo 
    Reflexao:  era conhecido de toda a população que o sismo que ocorreu no Japão da passada sexta-feira tinha trazido varias consequências, mas nesta publicação temos outra consequência que ocorreu por ter sido um sismo extremamente forte, uma consequência que não é logo notada, e certamente não vai ser tão preocupante para a população como as outras consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário