- Na taxonomia moderna, o Homo sapiens é a única espécie existente desse gênero, Homo. Do mesmo modo, o estudo recente das origens do Homo sapiens geralmente demonstra que existiram outras espécies deHomo, todas as quais estão agora extintas.
Algumas espécies :
- H. habilis (Viveu entre cerca de 2,4 a 1,8 milhões de anos atrás (MAA). H. habilis, a primeira espécie do gênero Homo, evoluiu no sul e no leste da África no final do Plioceno ou início do Pleistoceno, 2,5–2 MAA, quando divergiu do Australopithecines. H. habilis tinha molares menores e cérebro maior que os Australopithecines, e faziamferramentas de pedra e talvez de ossos de animais.)
- H. erectus (Viveu entre cerca de 1,8 ou de 1,25 a 0,70 MAA. , na África,Ásia, e Europa, provavelmente Homo habilis possuía um cérebro maior e fabricou ferramentas de pedra mais elaboradas; essas e outras diferenças são suficientes para que os antropólogos possam classificá-los como uma nova espécie, H. erectus. Um exemplo famoso deHomo erectus é o Homem de Pequim;
H.ergaster (
Viveu entre cerca de 1,8 a 1,25 Milhões de anos. Também conhecido como Homo erectus ergaster.)- H. floresiensis (viveu entre cerca de 800 a 300 mil anos atrás. Também conhecido como Homo sapiens heidelbergensis e Homo sapiens paleohungaricus.)
H. neanderthalensis (
Viveu entre 250 e 30 mil anos atrás. Também conhecido como Homo sapiens neanderthalensis)H. sapiens (
Surgiu há cerca de 200 mil anos. No período interglacial do Pleistoceno Médio entre a Glaciação Riss e a Glaciação Wisconsin, há cerca de 250 mil anos, a tendência de expansão craniana e a tecnologia na elaboração de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidências da transição do H. erectus ao H. sapiens.
fonte do texto :http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana
Reflexão: Todos nos já sabemos que surgimos de outras espécies, como os macacos, e até podemos saber alguns nomes dessas espécies mas com certeza não sabemos em que altura viveram e quantos anos duraram.
Nesta publicação para além da caracterização das espécies também temos dois vídeos explicativos da evolução do homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário