quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Graptólitos

Graptólitos
Os graptólitos foram organismos coloniais pertencentes à classe Graptolithina (do grego graptos, escrita + lithos, rocha) do filo Hemichordata, que habitaram os mares do Paleozóico. O grupo surgiu no Câmbrico superior e extinguiu-se no Carbónico inferior (ca. 523 – ca. 330 milhões de anos).
A colónia de graptólitos era constituida por um esqueleto colonial, o rabdossoma, composto por várias cápsulas denominadas tecas que albergavam os organismos indivíduais.
Grupo de animais marinhos extintos que viviam em colónias muito comuns na era Paleozóica. Os Graptólitos são considerados relacionados com os Cnidários. Tinham um esqueleto comum externo quitinoso em forma de canais simples ou ramificados, e os pólipos individuais ocupavam as teias dum sistema. Os Graptólitos, na sua maior parte, extinguiram-se no final do Silúrico, mas algumas espécies persistiram até ao início do Carbónico.


Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Graptolithina
http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200704/17/tierrayuniverso/20070417klpcnatun_491.Ies.SCO.jpg


Reflexão:
Para além das trilobites há um outro grupo de fósseis, que tem um interesse especial para a datação das rochas metassedimentares da região. Trata-se dos graptólitos, uma classe de pequenos animais marinhos coloniais do filo dos Hemicordados, componentes do macroplâncton dos oceanos do Paleozóico.

Um comentário:

  1. Bom assunto, assim ficamos a saber que as trilobites não são os únicos seres importantes para datar as rochas da era paleozóica.

    ResponderExcluir