sábado, 4 de dezembro de 2010

Rochas Peculiares (Komatiítos)

Komatiíto
Os komatiítos são rochas ígneas formadas a altas pressões e temperaturas. Atualmente próximo a superfície tais condições são impossíveis, mas no Arqueano deveria ser comum este tipo de rocha, uma vez que o planeta era muito mais quente e possuía pressões maiores e todos os komatiitos são desta época.
Os komatiítos são os correspondentes vulcanicos dos peridotitos (rochas intrusivas).
O facto de alcançarem a superficie e normalmente escorrerem sobre a água do mar, faz com que os komatiitos apresentem texturas fotogénicas chamadas de spinifex.

Cristais de olivina em komatiíno


Essa textura nasce da cristalização repentina abaixo do ponto de solidificação e assemelha-se á textura encontrada no gelo bruscamento crintalizando.
Os cristais de olivina são muito alongados e podem alcançar mais de um metro de comprimento (raro). Além de alongados vê-se ao microscópioque se assemelham a esqueletos de cristais.










Link: http://www.ige.unicamp.br/site/aulas/30/Peridotos,%20humitas,%20serpentinas.pdf

Reflexão:
Komatiitos são uma classe notável de ultramáficas (muito ricos em magnésio) lavas que são, com raras exceções, restrito ao primeiro semestre da história da Terra. Uma manifestação notável global de komatiitos ocorreu cerca de 2700 milhões de anos atrás, e komatiitos deste exército era uma parte significativa dos recursos mundiais de níquel sulfeto.